quinta-feira, 7 de julho de 2016

Carnaval em Lá Menor é sucesso no exterior


   




Nosso documentário Carnaval em Lá Menor, que mostra a arte e a vida das crianças nas escolas de samba ganha o Prêmio do Juri em um dos mais importantes festivais de cinema do mundo e acumula prêmios na Europa, Estados Unidos e Canadá.


Carnaval em Lá Menor, do diretor Luiz Carlos Lucena, é um documentário temático sobre o mundo das crianças envolvidas nos desfiles das escolas de samba. O filme entrou no coração das escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo para encontrar seus personagens e mostrar como vivem essas crianças que sambam desde que começam a ficar em pé. Tem imagens únicas belíssimas dos desfiles e ensaios técnicos, entrevista esses artistas, pais e educadores para mostrar que o samba nasce nos pés dessas crianças, quase sempre filhos e netos de sambistas. Um universo de plasticidade e beleza, realizações e sonhos daqueles que um dia serão os artistas do Carnaval.
No Rio de Janeiro já existe uma associação que reúne 16 escolas mirins, que desfilam na Sapucaí na terça feira que fecha o Carnaval. Em São Paulo as crianças saem como destaque nas grandes escolas em alas e na frente da bateria.
O documentário acaba de ser finalizado com recursos do Prêmio Fomento ao Cinema Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura com apoio da Sabesp. Enviado a festivais em primeiro corte, vem acumulando prêmios e uma carreira de sucesso no exterior.
O primeiro destaque veio em fevereiro, quando Carnaval em Lá Menor foi incluído na seleção oficial do Los Angeles Cine Fest. Em seguida foi exibido no New York City Online Film Screenings, evento de apoio a entidades que lutam contra o tráfico de crianças. Entrou ainda na seleção oficial do Toronto Film Week, que acontece em outubro, no Canadá, e no TrueDoc Documentary Festival, da Ucrânia. Foi semifinalista no Ohrid Film Festival, na Macedônia, e ganhou o Premio do Jury no Creactive International Open Film Festival, de Bangladesh, concorrendo com mais de 3.800 filmes de 105 países.

O diretor Luiz Carlos Lucena completa com está série dez filmes concluídos no seu currículo. É o cineasta do mês no CinebrasilTV, onde exibe este mês quatro destes filmes – Os Povos da Cuesta, série de 4 episódios que mostra como vivem os caipiras da região fantástica da Cuesta de Botucatu, Os Manos de Alá, sobre as tangência entre o hip hop e o islamismo e o envolvimento de jovens negros da periferia com essa religião, Sob o Véu do Islã, continuação desse projeto, agora mostrando os motivos que levam mulheres brasileiras a aderirem ao islamismo – além de Carnaval em Lá Menor em formato de série com quatro episódios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário