sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Patria Amada! (Beloved Hiomeland!) - new project


Synopsis

The “Pátria Amada” project is a documentary series in 10 episodes and feature film that talks about the process of environmental degradation occurred in Brazil, from the discovery to nowadays. The film takes as a narrative line the history of economic cycles and their consequences. At the same time, it seeks to identify in each episode initiatives and research that seek to alleviate this process of destruction, seeking to open doors for the future.



O projeto Pátria Amada é uma série documental em 10 episódios com uma versão em longa metragem que fala sobre o processo de degradação ambiental ocorrido no Brasil, do descobrimento
aos dias atuais. O filme toma como linha narrativa a história dos ciclos econômicos e suas consequências. Ao mesmo tempo procura identificar em cada episódio iniciativas e pesquisas que busquem minorar esse processo de destruição, procurando abrir portas para o futuro.

Resumo dos episódios
1º episódio - Uma árvore chamada BrasilO impacto que a natureza brasileira causou nos primeiros europeus. O nome Brasil.A história da árvore símbolo do país, da exploração predatória à extinção. Os usos do pau-brasil.As iniciativas de recuperação.

2º episódio - Onda Verde: Progresso e Devastação
A cana-de-açúcar e os engenhos do nordeste. A economia canavieira. Proálcool, queimadas
e poluição. Benefícios da tecnologia e as pesquisas para reduzir impactos ambientais.
A introdução do café no país, o avanço para o interior e a imigração, a ocupação da floresta da Tijuca. Os barões do café.

3º episódio - Tijuca, a floresta reconstruídaO crescimento da população, o avanço da cultura cafeeira e a ocupação da serra da Tijuca. As secas que atingem o Rio de Janeiro, a decadência da floresta. O papel de Dom Pedro II na reconstrução da floresta. O Parque Nacional da Tijuca, hoje.

4º episódio - Minérios - Brilho e Destruição
O ciclo do ouro e a ocupação da terra, a destruição de matas e a poluição nos rios.
Serra Pelada e os garimpos na Amazônia. Os impactos ambientais da mineração afetam
os ambientes hidrológicos, atmosféricos, além da biosfera, dos solos e das formas de relevo.
Os casos Carajás e Mariana

5º episódio - A invasão da AmazoniaDepois de ocupar grandes áreas do Pantanal e centro oeste, a pecuária desmata e invade a
Amazônia. A criação extensiva e expansiva. O boi e as mudanças climáticas. Junto com as
pastagens de gado, os campos de soja são os principais responsáveis pelo desmatamento
na Amazônia. As riquezas e problemas que traz a principal commodity agrícola brasileira.

6º episódio – O Brasil e as mudanças climáticasAs mudanças climáticas, a escassez de recursos hídricos. A queima de combustível
fóssil e o lixo eletrônico. O que fazer para reverter essa situação

Nenhum comentário:

Postar um comentário